Instituto Mamirauá firma parceria para garantir abastecimento de água em comunidades ribeirinhas

Publicado em:  2 de maio de 2024

No dia 21 de março, foi assinado um termo de parceria entre a Prefeitura Municipal de Uarini, representada pelo Prefeito Antônio Uchôa, o Diretor Geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi, e os presidentes das comunidades Sítio Fortaleza e Nova Colômbia, representadas por Bernevaldo Neves e Lindomar Benchimol, respectivamente. O termo de parceria se refere à gestão dos sistemas de bombeamento de água implementados pelo Instituto Mamirauá nas comunidades por meio do projeto Arranjo de Tecnologias Sociais para Abastecimento de Água, financiado pela Fundação Banco do Brasil.

Além de Uarini, as prefeituras de Alvarães e Maraã, representadas pelos prefeitos Lucenildo Macedo e Edir Castelo Branco, respectivamente, também assinaram um termo de parceria com as comunidades Caburini, representada pelo presidente Ronivon Brandão, e Várzea Alegre, representada pelo presidente Jany Vicente Sales. Os termos da parceira foram construídos ao longo de meses, elaborados em conjunto com as comunidades e prefeituras, garantindo que estavam alinhados aos interesses dos moradores locais.

© Bernardo Oliveira
© Bernardo Oliveira
© Bernardo Oliveira

A construção da parceria se deu através da contribuição de diversas instituições ligadas ao tema, como a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), UNICEF, ONDAS, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI- MRSA) e secretarias de diversos municípios. Esta parceria faz-se necessária pois os municípios não possuem uma prestação de serviços de saneamento básico voltada para as comunidades rurais. Desta forma, as comunidades não tinham garantia de continuidade do abastecimento de água quando houvesse algum problema técnico, como falha da bomba, problema no gerador solar, tubulação ou no reservatório. Com a parceria, as responsabilidades das comunidades, prefeituras e Instituto Mamirauá estão melhor definidas para sanar potenciais desafios futuros.

Segundo Maria Cecília Gomes, coordenadora do Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá, “os acordos de parceria são essenciais. Consideramos como um passo importante para garantir a continuidade do benefício que o acesso à água representa para as comunidades”.

O projeto já está na fase final de realização, e a firmação destes acordos com as prefeituras e as comunidades são metas importantes, que visam garantir a continuidade do abastecimento de água nas comunidades por meio de sua manutenção, bem como melhorias e ampliação do sistema quando necessário.

No decorrer do ano, o Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá irá acompanhar o andamento das parcerias junto às comunidades e contribuir com informações técnicas e pesquisas sobre o tema.


Fundação Banco do Brasil e arranjo de tecnologias sociais

O projeto, contemplado no Desafio Transforma da Fundação Banco do Brasil, proporcionou melhoria do acesso à água para mais de 300 pessoas na região do Médio Solimões. O arranjo envolveu três Tecnologias Sociais certificadas pela Plataforma Transforma! Rede de Tecnologias Sociais, da Fundação: o Sistema de Bombeamento e Abastecimento de Água com Energia Solar; o Filtro Ecológico Alternativo; e a Sodis – Desinfecção Solar da Água. Assim, esta sequência de tecnologias envolve o bombeamento, o tratamento físico e a desinfecção das águas.

Texto: Maria Cecília Gomes e Miguel Monteiro

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: